Atividades lúdicas
Jogos, canto, dança, pintura e esporte aproximam pessoas e estimulam mente e corpo

A longevidade é uma grande conquista dos nossos tempos, mas oferece desafios, como se manter física e mentalmente saudável.

É muito importante estimular o cérebro e o corpo por meio de jogos de memória, canto, dança, pintura, esportes em geral, entre outras atividades. 

Os jogos podem ser em grupos, em duplas ou até individuais, mas é bom ressaltar que  a interação e o convívio social é sempre muito importante.

 

Esses estímulos contribuem para despertar a curiosidade, os sentidos, a visão periférica e desenvolver habilidades espaciais que podem evitar, e muito, o declínio cognitivo característico do passar dos anos.

Palavras cruzadas, quebra-cabeças, jogo dos sete erros, sudoko, Tangram, Triminós e Rummikub, além dos eletrônicos (como Nintendo Wii e os praticados em computador e tablet), são exemplos de jogos que podem ser muito eficientes na preservação da memória, aumentando o foco e a atenção, além de trazerem prazer, alegria e entretenimento. 

Desde pequenos, estamos acostumados a brincar, jogar, pintar, cantar. Ao dançar, por exemplo, estamos memorizando passos e ritmos musicais de maneira lúdica e divertida. A cognição é a aquisição de conhecimento por meio da percepção, da atenção, da  memória e do raciocínio, por isso é tão essencial realizar atividades como essas.

 

Fato é que reunir-se para uma sessão de jogos e compartilhar momentos de felicidade com amigos

e familiares pode ser um bom segredo para manter-se jovem e saudável por muito mais tempo.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram