ENTREVISTA: SANDRA PITMAN, PSICÓLOGA

ZENTA: Quem é a pessoa acima de 50 anos hoje?

SANDRA PITMAN: São pessoas dinâmicas, com energia, antenadas com as mudanças e evoluções no mundo, com abertura para novos aprendizados, brilho nos olhos e maturidade para lidar com situações adversas. São pessoas que estão atrás de um lugar ao sol, com leveza e sabedoria.

Z. Quais são os novos caminhos para os 50+ e para o autoconhecimento? 

S.P.: A maturidade mostrou uma necessidade de autoconhecimento. São pessoas que hoje fazem ou já fizeram terapia, fazem ou já fizeram um processo de coaching buscando entender quem são e quais seus comportamentos, para promover uma mudança em suas vidas (essas ferramentas são próprias para autoconhecimento).

Caso se interesse por leitura, temos bons livros que podem ajudar neste caminho:

 “O poder sem limites", de Anthony Robbins, e “Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck. Abaixo, um link com 11 livros recomendados:

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/livros-de-desenvolvimento-pessoal

Outra boa opção são filmes que fazem você refletir sobre a vida:

https://comparaplano.com.br/blog/filmes-sobre-autoconhecimento/

 

Z.: Como descobrir seus potenciais? 

S.P.: Alguns estão em busca de mudança de vida e de carreira, o que faz com que procurem ferramentas de autoconhecimento para descobrir seus potenciais e competências para colocar em prática. Eu mesma já apliquei ferramentas que chamamos de assessment para pessoas nesta faixa etária, que querem conhecer seus pontos fortes e fracos e se beneficiar desta informação. Por exemplo, uma delas que uso muito para ajudar neste processo é o DISC. O DISC é um método desenvolvido para avaliação de comportamento dos indivíduos. Foi originado a partir de estudos do Dr. William Moulton Marston, que tinha o objetivo de compreender como o ser humano lida com o ambiente em que está inserido, bem como os motivos para que ele apresente determinadas ações e reações. Posso citar mais algumas como o MBTI, o Via Character, que trabalha suas forças e como usá-las na conquista de objetivos e sonhos, e o Alpha, que trabalha o perfil da liderança.

Z.:  Que tipo de experiências de vida podem servir como um gatilho para encontrar novos caminhos depois dos 50?

S.P.: Muitas vezes uma separação, demissão, doença na família ou mesmo morte de um ente querido podem ser o gatilho para uma grande transformação de vida, que leva a pessoa a resgatar um sonho antigo que ficou esquecido na gaveta, ou deixado para segundo plano.

Z.: O que você pode falar de inspiração para quem quer dar uma virada na vida? 

S.P.: Existe uma crença limitante que as pessoas usam, "eu não tenho mais idade para isso...”, que, muitas vezes, impede de se colocar algum sonho em prática.

Esqueça isso. Para ser feliz, realizar algo que seja importante, não existe idade.  Procure sempre se arrepender do que você fez e nunca do que você deixou de fazer, pois o tempo não volta. Tente, arrisque, faça, vá em frente, estude ...., mas não deixe o medo te paralisar. Lembre-se sempre que você pode tudo que quiser, mas para isso precisa entrar em ação e fazer acontecer. Não deixe um obstáculo ou um erro te parar. Levante a cabeça e continue no caminho.

Z.: Pode contar algumas histórias de sucesso que possam motivar o nosso público?

S.P.: Inspire-se com essas pessoas que alcançaram o sucesso depois dos 50 anos:

  • Henri Nestlé  – Nestlé
    Inventou a farinha láctea aos 52 anos;

  • Joseph A. Campbell – Sopas Campbell’s
    Abriu a primeira fábrica aos 52 anos;

  • John Pemberton – Coca-Cola
    Inventou o refrigerante aos 55 anos;

  • Charles Flint – IBM
    Criou o grupo de tecnologia aos 61 anos;

  • Harland Sanders – KFC
    Vendeu a primeira franquia aos 62 anos;

  • Ray Kroc – McDonald’s
    Iniciou a rede de fast-food aos 52 anos;

  • Palmirinha

       Apareceu pela primeira vez na TV quando ela tinha                 pouco mais de 60 anos;

  • Jorge Paulo Lemann

       Hoje o homem mais rico do Brasil, tomou a decisão que         mudou sua vida e a de sua empresa aos 69 anos;

  • Roberto Marinho 

       Foi apenas aos 61 anos de idade que ele tomou sua               decisão empresarial mais ousada: fundar a TV Globo,             que até hoje é a maior emissora do país;

  • Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho 

       Com 78 anos, foi premiado com o prêmio internacional           Pritzker de arquitetura, em 1988 e não parou de                       produzir!  

 

Sandra B. Pitman é psicóloga pela Universidade Santa Úrsula RJ (USU), tem especialização em coordenar grupos de trabalho, master coach de carreira e MBA em coaching. Consultora de desenvolvimento de pessoas há 35 anos, tendo atuado em empresas de médio e grande porte, na área financeira, indústria, serviços, entre outros. Facilitadora de treinamento no Brasil e no exterior. Certificada nas ferramentas DISC, MBTI, ALPHA e VIA.

Autoconhecimento
Experiências de vida podem servir de gatilho para encontrar novos caminhos depois dos 50
Zenta - Foto Sandra Pitman.jpg