ENTREVISTA: ROSANA SPINELLI DOS SANTOS, expert da Yolex, plataforma de cursos parceira do Portal Zenta

 

ZENTA: O que é inteligência emocional?

 

PROFA. ROSANA SPINELLI DOS SANTOS: A inteligência emocional é a capacidade que adquirimos de identificar nossos sentimentos e dos outros, de gerenciar bem as nossas emoções e em nossos relacionamentos e de nos motivarmos. Enfim, é quando conciliamos a razão com a emoção, de forma equilibrada.

 

Z.: É possível fazer uma autoavaliação da  inteligência emocional? 

 

R.S.S.: Quando você faz uma autoavaliação da inteligência emocional, enquanto você está aplicando teste ou sendo submetido ao teste você vai revelar só o que está sentindo naquele momento, mas isso não vai dar garantia e nem dá elementos que garantam o seu dia-a-dia emocional.

 

Z.: O ato de pedir feedback a chefes e colegas pode ajudar a desenvolver habilidades comportamentais?

 

R.S.S.: Quanto a pedir feedback a chefes e colegas, eu penso que só se deve fazer isso quando você tem autoconhecimento e autoestima, porque se você não tiver essas duas coisas fica difícil você refletir se o que eles estão falando realmente será o melhor para você.

 

Segundo Daniel Goleman, através do autoconhecimento, que é saber o que está sentindo, do autocontrole, que é aprender a dizer não, confortar-se em qualquer ambiente que você esteja, da motivação, que é ter motivos para sempre melhorar, da empatia, atenção e compaixão com o outro e da sociabilidade, que interagir emocionalmente com o outro, é que você vai conseguir desenvolver a sua inteligência emocional.

 

Z.: Como desenvolver a inteligência emocional?

 

R.S.S.: Frisando a questão anterior, você só desenvolve através desses cinco elementos, autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.

 

Z.: Qual é sua importância hoje? É mais importante no universo corporativo ou também é valorizada nas relações pessoais? 

 

R.S.S.: A inteligência emocional é essencial para a criação de carreiras profissionais prósperas e de relacionamentos, sejam eles conjugais, afetivos, sociais e profissionais, equilibrados e felizes.

 

Z.: Como demonstrar que possui, em um processo seletivo?

 

R.S.S.: Eu consigo demonstrar que eu possuo a inteligência emocional em um processo seletivo quando eu consigo dominar minhas emoções, quando consigo lidar com confiança às pressões, quando eu consigo me expressar sem medo, quando consigo ser empático e resiliente com todas as situações apresentadas.

 

Z.: Você poderia contar para nós como será o evento na Yolex? 

 

R.S.S.: O evento na Yolex vai mostrar para o empreendedor que ele tem a base, um conhecimento, de como a inteligência emocional poderá ajudá-lo no seu dia-a-dia e também revelar algumas dicas práticas para o seu equilíbrio emocional. Penso que será imperdível!


A professora Rosana Spinelli dos Santos é Practitioner e Trainer em PNL, Pós-graduada em Didática, Pedagoga, Consultora em Gestão de Pessoas, Docente de cursos comportamentais em diversas universidades e in company. É expert na Yolex.

Autoconhecimento
Saiba quais os cinco elementos essenciais para o desenvolvimento da inteligência emocional
Zenta - Rosana Spinelli dos Santos - Yolex - Mar 2022_edited.jpg