Cozinhar é um ato de amor. É arte, arte de transformar, cuidar, nutrir. Quem cozinha com prazer pode transmitir aos seus pratos os mais nobres sentimentos. Comer agrada não só ao corpo, mas também à alma. Quais deles você já assistiu? Conhece outros que pode recomendar?
Nessa série de filmes com a gastronomia como estrela, começamos então com a indicação de um longa para nenhum chocólatra "botar defeito", "Chocolat" ("Chocolate", em português), uma deliciosa história que se passa em um fictício vilarejo na França. Juliette Binoche faz o papel de Vianne Rocher, uma mãe solteira que viaja com a filha, levando conhecimentos sobre o chocolate. Sua especialidade é um chocolate picante. A personagem aluga uma confeitaria, em frente à uma igreja, e enfrenta resistências, principalmente do líder local, que começa a "envenenar" as pessoas contra a confeiteira. Com o desenrolar da história, a chef começa a conquistar os moradores e criar laços. Cada pessoa que prova seus chocolates se transforma, revelando os seus desejos e qualidades. Encantador! Recomendamos que assistam saboreando uma bela sobremesa de chocolate.
Ficha Técnica:
"Chocolate"
Direção: Lasse Hallström
Ano: 2000
Duração: 2h02
Atores: Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench, Lena Olin,
Carrie Anne-Moss, Alfred Molina e Peter Stormare
"Ratatouille'' é uma animação que conta a história de Remy, um rato amante da culinária de Auguste Gusteau, chef de cozinha francês. Remy encontra Alfredo Linguini, um jovem atrapalhado e recém-empregado, e tenta ajudá-lo a temperar uma sopa que o rapaz, sem conhecimento algum sobre alta gastronomia, acaba estragando. O ratinho então usa suas habilidades apuradas e o novato recebe elogios de críticos. Alfredo passa a cozinhar com o ratinho escondido em seu chapéu, e juntos vivem muitas aventuras e enfrentam muitas adversidades, mas formam uma grande parceria, em busca da realização de seus sonhos. Engraçado, tocante e inspirador! Um belo filme para um fim de tarde ou um domingo em família.
Ficha técnica:
"Ratatouille"
Direção: Brad Bird
Ano: 2007
Duração: 1h50
Elenco: Patton Oswalt, Thierry Ragueneau, Brad Garrett e Janeane Garofalo
"Comer Rezar Amar" ("Eat Pray Love", 2010) é um filme que conta a história de Liz (Julia Roberts) e sua busca pela felicidade e equilíbrio físico e espiritual. Trata-se de uma adaptação cinematográfica do best-seller autobiográfico "Eat, Pray, Love: One Woman's Search for Everything Across Italy, India and Indonesia'', de Elizabeth Gilbert.
A protagonista percebe que está se sentindo infeliz no casamento e na vida. Decide enfrentar um processo de divórcio e partir em busca de novas experiências e o verdadeiro amor. Ela conhece o personagem de James Franco, um ator mais novo que ela. No entanto, continua com o mesmo vazio existencial. Liz então embarca em várias viagens.
Na Itália, ela permite-se engordar, saboreando a culinária local e vivendo apenas para buscar o "prazer de não fazer nada", proclamado pelos italianos. Parte então para a Índia, em uma grande viagem de espiritualização e busca de autoconhecimento.
O filme para muitos é mais um passatempo, considerado um pouco morno, mas a trilha sonora nas cenas em Bali, quando Liz conhece Felipe (papel de Javier Bardem), é maravilhosa. Podemos apreciar belas músicas brasileiras como: Wave, de Tom Jobim, Samba da Benção, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, interpretada por Bebel Gilberto.
Ficha Técnica:
"Comer, Rezar, Amar" ("Eat, Pray, Love")
Direção: Ryan Murphy
Ano: 2010
Duração: 2h20
Elenco: Julia Roberts, Javier Bardem, James Franco, Richard Jenkins, Billy Crudup e Viola Davis.
"A Festa de Babette" é um clássico que vale a pena ver e rever! Na Dinamarca do século XIX, uma cozinheira francesa trabalha na casa de duas irmãs. Ao ganhar um grande prêmio na loteria, ela decide oferecer um grande banquete para elas e para alguns convidados, surpreendendo a todos com sensações nunca antes experimentadas.
Ficha técnica:
"A Festa de Babette" - Dinamarca
Direção: Gabriel Axel
Ano: 1987
Duração: 1h42
Elenco: Stéphane Audran, Bodil Kjer, Birgitte Federspiel
Outros filmes para você escolher e curtir:
A 100 Passos de um Sonho (com Helen Mirren)
Bistrô Romantique
Chef (com Jon Favreau)
Comer, Beber, Viver (Taiwan)
Como Água para Chocolate
Estômago (Brasil, 2008)
For Grace (documentário)
Garçonete (com Keri Russel)
Julie & Julia (com Meryl Streep e Amy Adams)
O Cheiro do Papaia Verde
O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante
O Tempero da Vida
Os Sabores do Palácio ("Haute Cuisine")
Pegando Fogo
Românticos Anônimos
Sabor da Paixão
Sem Reservas (Catherine Zeta Jones e Aaron Eckhart)
Simplesmente Complicado (Meryl Streep, Alec Baldwin, Steve Baldwin)
Simplesmente Martha
Sob o Sol da Toscana
Soul Food
Tá Chovendo Hambúrguer
Tampopo
The Ramen Girl - O Sabor de uma Paixão (com a falecida atriz Brittany Murphy)
Toast
Tomates Verdes Fritos
Um Sonho de Amor (com Tilda Swinton)
Vatel - Um Banquete para o Rei (com Gérard Depardieu)
Woman On Top (Penélope Cruz, Brasil, Espanha e EUA)
Fontes:
http://www.adorocinema.com/filmes/
https://omelete.com.br/filmes/criticas/critica-comer-rezar-amar
https://www.daninoce.com.br/gastronomia/cinema-comida/filme-ratatouille/
http://www.casaecozinha.com/2017/02/todos-os-filmes-essenciais-que-todo.html
https://www.asomadetodosafetos.com/2017/04/12-filmes-imperdiveis-para-apaixonados-por-comida.html