top of page

ARTIGO: A relação do glúten com as complicações neurológicas

DRA. CLAUDIA KLEIN, NEUROLOGISTA

 

A médica neurologista pós-graduada em Ciência da Longevidade, Dra. Claudia Klein, explica sobre a relação do glúten com o sistema nervoso central.

 

Estando presente em grande parte dos cereais, o glúten é uma proteína que pode causar uma série de inflamações em determinados indivíduos. Muitos acreditam que os seus sintomas se limitam apenas aos desconfortos intestinais, mas ele acarreta uma série de outros problemas, por exemplo, os neurológicos. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1% da população mundial sofra com a doença celíaca (DC). 

A doença celíaca pode acometer o sistema nervoso central gerando uma série de inflamações no cérebro. Para alguns especialistas, o glúten causa danos de forma direta ou indireta às fibras nervosas que controlam as funções do intestino - quando essas são afetadas, podem surgir sintomas neurológicos primários encontrados tanto em indivíduos com DC quanto em pacientes intolerantes. 

Anteriormente, a relação do glúten com o sistema nervoso não era muito comentada, porém, conforme algumas alterações neurológicas apresentadas em pessoas com a doença celíaca e intolerantes, foi notório como essa proteína pode ocasionar distúrbios de atenção, distúrbios de aprendizagem, hiperatividade, enxaqueca, cefaleia, ataxia e desordens epilépticas. Alguns outros sintomas, como alterações motoras gastrointestinais, cansaço, letargia, irritabilidade e perturbações do sono, também podem estar presentes nesses pacientes. 
 

Contudo, a melhora dessas reações pode ser alcançada com a restrição do glúten, pois, apesar dos amplos estudos e pesquisas, ainda não existe cura para a doença celíaca, nem intolerância ou sensibilidade ao glúten. Alguns indivíduos que possuem essas complicações não compreendem seus riscos. Dessa forma, é extremamente importante ficar em alerta acerca dos sintomas físicos e neurológicos que podem surgir. Em casos mais severos, consulte um profissional para auxiliá-lo nessa etapa.    
 

Fontes: 

 

http://nutricaoequilibrioesaude.com.br/sindrome-do-gluten-e-alteracoes-neurologicas/
 

https://www.saudeemdia.com.br/doencas/doenca-celiaca-intolerancia-ao-gluten-pode-causar-inflamacao-cerebral/

 

Claudia Klein é médica neurologista, graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência em Neurologia e Clínica Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e pós-graduada em Ciências da Longevidade Humana pelo grupo Longevidade Saudável. Faz atendimento clínico e é palestrante nas áreas de neurociência e meditação.

Medicina preventiva
A doença celíaca pode acometer o sistema nervoso central gerando
uma série de inflamações
Zenta - Gluten - Jan 2023.jpg
bottom of page