top of page

Ao Mestre com Carinho: Da prancheta ao computador, a arte de ensinar



ENTREVISTA: RUTH OKSMAN


Ruth Oksman, dá aulas de Tecnologia aplicada à Construção Civil e é nossa entrevistada de hoje da série “Ao Mestre com Carinho”.


Zenta : Como aprendeu Tecnologia aplicada à Construção Civil e há quanto tempo ensina?


Ruth Oksman: Após vários anos trabalhando com projetos na prancheta, no início dos anos 1990 soube que teria que migrar para o computador, pois o desenho técnico à mão em breve se tornaria obsoleto.


Fiz o curso de AutoCAD em uma versão bem arcaica, fui me atualizando a cada versão nova e estudando bastante.


Por conta disso, ao abrir uma vaga na escola de informática de um arquiteto conhecido, fui convidada a dar aulas. Depois, com o tempo, fui aprendendo outros softwares, todos aplicados aos projetos na área de Arquitetura e Interiores, e sempre me atualizando. Como professora da área, atuo há aproximados 22 anos.

Zenta: Quem é o público de suas aulas?


R. O.: O público alvo é de alunos das faculdades de Arquitetura, Engenharia Civil, além de estudantes e curiosos em Design de Interiores, como muita gente vindo atualizar versões de programas.


Ultimamente tem havido muita procura de profissionais formados há bastante tempo e que nunca usaram, e os que estão fora do mercado de trabalho e querem voltar.

Zenta: Você pode explicar brevemente como são esses softwares, essas ferramentas, e como são aplicados na atuação profissional?


R.O.: O AutoCAD é uma ferramenta voltada para desenho técnico, onde se faz a representação do projeto que vai para a obra, ou aprovação dos órgãos competentes em várias áreas da Construção Civil.


O 3D Studio Max é para modelagem em três dimensões com criação de imagens realistas e animação. O SketchUp é uma ferramenta para projetos de Arquitetura e Interiores mais intuitiva e de fácil entendimento. Em conjunto com o Vray, cria imagens realistas dos projetos.

Zenta: E como é a aplicação para leigos que gostam de decoração e design e procuram os cursos?


R.O.: O SketchUp seria o mais recomendado, pois é bem intuitivo. O aluno só precisa ter uma base simples de geometria e conhecer o sistema métrico, além de se aplicar bastante durante as aulas.

Zenta: Qual a duração média dos cursos? É possível aplicar imediatamente os conhecimentos adquiridos?

R.O.: A duração média de cada curso é de 40 horas, mas depende, porque, se for em forma de consultoria (aulas individuais), esse número pode mudar. Normalmente, as pessoas fazem esses cursos para uso imediato.

Zenta: O que significa ensinar, compartilhar a valiosa experiência com outras pessoas?


R.O.: É maravilhoso e muito gratificante poder compartilhar todo meu conhecimento e ver os alunos e alunas se inserindo no mercado de trabalho, conseguindo um estágio e até mudando seu ramo de atuação. É uma sensação de realização!

Zenta: O que pensa sobre a atuação como professora para um público maduro?


R.O.: Penso que meu conhecimento e minha experiência de ensino podem ser usados como ferramenta de inserção em um mundo cada vez mais digital, criando novas capacitações e tirando o medo das pessoas mais maduras em usar o computador.

13 visualizações0 comentário
bottom of page