top of page

Carreira - Trabalho, felicidade e uso do tempo livre




Convidamos você a se juntar à comunidade Zenta para uma reflexão sobre nossa relação com o trabalho e estilo de vida. Algumas palestras na plataforma TED dão dicas úteis para esse momento!


A primeira palestra TED que selecionamos para vocês trata do equilíbrio entre pessoal e profissional e mostra que o estresse no trabalho e a sensação de estar sempre mentalmente cansado pode estar relacionada ao mau aproveitamento do tempo livre. Mas e agora, quando nos vemos frente a uma situação inusitada, com o avanço do coronavirus, situação em que não há mais aquela tênue separação que ainda existia entre casa e trabalho? Podemos refletir muito sobre o tempo e seu bom uso.

O psicólogo Guy Winch fala sobre a importância de estabelecer limites, principalmente nessa era tecnológica, em que podemos ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar. Com isso, muitos já não distinguem mais tempo livre de hora de trabalho.


Outra palestra que estamos lhe convidando a assistir é sobre a relação entre trabalho e felicidade. A busca ideal de escolher trabalhar naquilo que dá prazer e proporciona estabilidade financeira é uma equação que poucos conseguem acertar.

Desde pequenos ouvimos a famosa pergunta "O que você quer ser quando crescer?", questionamento levantado na palestra TED ministrada por Emilie Wapnick, coach de carreira. O conteúdo se refere às dúvidas que giram em torno dessa pergunta, tendo em vista que sempre gostou e teve aptidões para várias atividades, apresentando o termo "Multipotencial". Para quem sempre quis fazer vários cursos em áreas distintas, o momento é propício! Vários sites colocam à disposição cursos de línguas, tecnologia, artes, entre outros.


Para finalizar, uma palestra da psicóloga Elizabeth Dunn, que conseguiu desenvolver um trabalho "divertido": o de descobrir o que torna as pessoas felizes.

E você está aproveitando esse momento em casa para rever seus hábitos no trabalho e estilo de vida?


Vamos assistir? A seguir, os links.


Descubra se você é um especialista ou um multipotencial


Como se desligar do trabalho em seu tempo livre


Ajudando outros a serem felizes

https://www.ted.com/talks/elizabeth_dunn_helping_others_makes_us_happier_but_it_matters_how_we_do_it/transcript?referrer=playlist-curator_s_picks_top_10_ted_talks_of_2019#t-24644


3 visualizações0 comentário
bottom of page