top of page

Como conquistar qualidade de vida e bem-estar com um personal trainer



ENTREVISTA: ALLON IDELMAN, FISIOTERAPEUTA


ZENTA: Quais são os principais focos/objetivos para o trabalho do personal com o público 50+?

ALLON IDELMAN: A partir dos 45 anos a perda de massa muscular se acentua (processo chamado tecnicamente de Sarcopenia). Manter atividade de musculação de forma frequente desacelera esse processo.

Estatísticas realizadas nos EUA demonstram que 70% das mortes entre idosos se deve direta ou indiretamente por quedas. As quedas, na maioria das vezes, ocorrem devido a déficit de equilíbrio, que muitas vezes se dá por fraqueza e desequilíbrio muscular. Manter atividade física, e principalmente musculação, são a forma mais eficaz de manter a musculatura forte.

Z.: Qual a periodicidade indicada para se obter os resultados esperados?

A.I.: Duas a três vezes por semana, de preferência em dias intercalados.

Durante a musculação, geramos micro lesões musculares. No ato da regeneração dessas lesões é que a fibra muscular regenera com maior tamanho, mantendo a trofia muscular. Dias seguidos de musculação comprometem a regeneração muscular, podendo gerar lesões de fato maléficas.

Z.: Qual o perfil/habilidades que o personal deve ter para trabalhar com este público?

A.I.: É importante o profissional conhecer o processo de envelhecimento do corpo. Isso ajuda a traçar o plano de trabalho e os objetivos. Ter um olhar global do aluno é de suma importância, principalmente na prevenção de lesões adjacentes.

Z.: Que tipo de exercícios são feitos com este objetivo?

A.I.: Trabalho de força muscular é o único meio de aumentar a massa muscular. Os exercícios de força são classificados em três tipos:

Concêntrica: é a musculação propriamente dita, com peso ou resistência muscular. É indicado para pessoas que não tem nenhuma restrição para realizar exercícios ativos livres resistidos.

Excêntrica: é a força de sustentação, contrária ao movimento do músculo a ser trabalhado. Esse tipo de exercício é realizado em situações que a pessoa não tem força suficiente para realizar o movimento ativo resistido ou há intenção de ganhar mais resistência muscular que força.

Isométrica: é o fortalecimento muscular sem o movimento articular. É utilizado em pessoas que têm restrição em realizar movimentos articulares, como por exemplo em pós-operatórios ortopédicos.

Associado aos exercícios de musculação, o personal trainer pode realizar exercícios de treino de equilíbrio que ajudam muito na prevenção de quedas.

Z.: Além da perda de peso e do ganho de massa muscular, quais as outras demandas de quem procura o trabalho do personal?​

A.I.: Qualidade de vida se resume a três aspectos: social, físico e emocional. Sentir-se bem com o seu corpo traz sensação de felicidade e bem-estar. Os benefícios estéticos causados pela atividade física também são considerados fatores de qualidade de vida.

A realização de atividade física promove a liberação de serotonina, que é o hormônio que promove a sensação de felicidade. É um ótimo fator na prevenção de depressão, muito comum em idosos.


Allon Idelman é fisioterapeuta há 20 anos, especializado em afecções na coluna. Há 7 anos empreendeu e criou a All-On Saúde Integrada, empresa de serviços de saúde em domicílio, com foco no público Aging.



3 visualizações0 comentário
bottom of page