Empreendedor 50+: A paixão de sempre transformada em delícias da vovó

ENTREVISTA: Helena R. Tcherniakovsky, inaugurando a nossa nova série, Empreendedor 50+!



ZENTA: Quando começou a empreender e quantos anos tinha (se preferir, pode não responder)?


HELENA R. TCHERNIAKOVSKY: Comecei a empreender no meio da pandemia com 77 anos, junto com a minha neta Isabella, de 20 anos.


Z.: Qual é o seu empreendimento?


H.R.T.: Meu empreendimento é a realização de sonhos através de doces caseiros feitos pela vovó. Daí nasceu o nome Bobilícias, que junta "bobe", avó em iídiche, e "delícias".


Z.: Por que escolheu essa área para empreender?


H.R.T.: Eu escolhi essa área porque sempre gostei de confeitaria. Pensei por que não levar esses doces de avó para todos? Pois é nas crises que nascem as boas ideias e oportunidades.


Z.: Como se preparou para iniciar esse empreendimento?


H.R.T.: Pesquisando os melhores ingredientes, acessórios e embalagens.


Z.: Teve algum exemplo ou inspiração?


H.R.T.: Exemplo e inspiração herdei da minha mãe, que cozinhava divinamente. Para começar a Bobilícias foi da minha neta a motivação, pois ela me ligou um dia e falou: "vó, por que não tornar realidade os doces que você faz para que todos possam consumir? Vou te ajudar a concretizar esse sonho, vou ajudar no marketing". Aliás, agradeço a toda a família pelo apoio!


Z.: Quais foram as maiores dificuldades e conquistas?


H.R.T.: É claro que, no começo, até as coisas se ajeitarem, não foi fácil, mas não chamo isso de dificuldade, mas sim de experiência. Mais ainda porque estava no meio da pandemia e, assim, não podia contar com ajuda de ninguém para cozinhar, limpar, embalar. A minha conquista foi quando vi que tinha garra para ficar até altas horas, até mesmo a noite inteira para finalizar os pedidos.


Z.: Qual é o diferencial do seu produto/serviço?


H.R.T.: O diferencial está nos ingredientes que eu uso, sem conservantes, e procurando sempre o melhor e, o mais importante, o amor de vó que coloco em cada um deles.


Z.: Quais as dicas para quem quer empreender?


H.R.T.: Sempre falo que o principal é gostar do que se faz e a segunda coisa é que a pessoa tem que sonhar, e por fé e perseverança no sonho.


Z.: Como você avalia o valor da sua experiência para o sucesso do seu empreendimento?


H.R.T.: Graças a minha experiência de sempre ter feito doces, hoje em dia posso dizer que estou conseguindo colocar tudo em prática, pois doce de avó é sempre bem-vindo.


Z.: E quais são os seus canais de venda?


H.R.T.: Minha melhor divulgação é o boca a boca, a indicação de quem compra! Estou também no Instagram e whatsapp para encomendas!


Helena R. Tcherniakovsky

Instagram: @bobilicias

whatsapp: 11-99115-1124






58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo