Empreendedor 50+ - Ingredientes para uma receita de sucesso

Atualizado: há 3 dias

ENTREVISTA: CARMITA FREIRE


Resiliência, força de vontade, garra e conhecimento



ZENTA: Quando começou a empreender e quantos anos tinha?

CARMITA FREIRE: Comecei em 2010, após um Curso de Gastronomia e Capacitação de Chef que durou um ano. Eu tinha 57 anos .

Z.: Qual é o seu empreendimento?

Tenho um Atelier de Gastronomia onde trabalho de forma individual para usar a minha imaginação e criatividade nas receitas e combinações de cardápios .

Z.: Por que escolheu essa área para empreender?

C.F.: Sempre gostei de cozinhar e de fazer pratos para os encontros de amigos e familiares. Por ocasião do “boom" da moda de brigadeiros gourmet em 2010, percebi um nicho de mercado não explorado até este momento: cursos presenciais para a fabricação de brigadeiros gourmet. Minha primeira cliente foi uma pequena empresária em Fortaleza que queria abrir uma “brigaderia”. Contratada, passei uma semana no local ensinando a montar o negócio e ensinando também como fazer os brigadeiros de uma forma comercial.

Z.: Como se preparou para iniciar esse empreendimento?

C.F.: Estudando, pesquisando produtos e técnicas, procurando os melhores fornecedores de insumos, participando de feiras do setor de alimentação, aprimorando as receitas, testando muito até chegar ao ponto desejado e, principalmente, fazendo planilha de preços e custos para vender com segurança.

Z.: Teve algum exemplo ou inspiração?

C.F.: A inspiração veio do meu feeling, da minha criatividade. Talvez por ter trabalhado muitos anos na área de embalagens, eu sabia que um bom produto aliado a uma bem elaborada embalagem seria o ideal. Eu tinha, então, os dois elementos.

Z.: Quais foram as maiores dificuldades e conquistas?

C.F.: Dificuldade: No início, foi a estrutura física para receber as alunas para o curso de brigadeiros. Recebi mais de 200 alunas de todo o Brasil.

As alunas que vieram do Norte e Nordeste foram as que mais se destacaram pelo fato de conseguirem realizar seu sonho de empreender.

Conquista: O momento em que uma revista de supermercado me chamou para fazer uma matéria sobre brigadeiros gourmet.

Z.: Qual é o diferencial do seu produto/serviço?

C.F.: Hoje acredito que o diferencial seja a qualidade do serviço. Com a publicação dos livros sobre gastronomia, tenho que entregar receitas testadas e aprovadas, imagens correspondentes ao tema, dicas para o usuário seguir, uma boa identidade visual e credibilidade no que eu me disponho a fazer.

Z.: Quais as dicas para quem quer empreender?

C.F.: Preparar-se e estudar muito antes de se lançar no mercado. Conhecer bem e com detalhes o produto/serviço que pretende divulgar ou comercializar.

Estar sempre um passo à frente na questão do conhecimento do mercado em que pretende atuar.

Z.: Como você avalia o valor da sua experiência para o sucesso do seu empreendimento?

C.F.: Avalio de uma forma muito positiva porque, com experiência adquirida ao longo dos anos, muita resiliência, muita força de vontade, muita garra e conhecimento, o sucesso do empreendimento certamente vai acontecer.

Contatos de Carmita Freire:

www.instagram.com/mesa.carmita

www.facebook.com/mesacarmita

whatsapp 11 99629.9621

carmen.andradefreire@gmail.com





10 visualizações0 comentário
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram