top of page

A master coach e mentora Betty Dabkiewicz fala sobre empreender e trabalhar com propósito



A master coach e mentora de carreira e negócios Betty Dabkiewicz fala sobre empreender e trabalhar com propósito


ZENTA: Por que empreender com propósito?

BETTY DABKIEWICZ: Empreender com propósito, na minha percepção e principalmente no momento de vida 50+, está relacionado à expansão da autoestima, do autoconhecimento e contempla fazer novas escolhas que sejam positivas, liderar ações que nos tragam prazer, ampliação de relacionamentos saudáveis, autorrealização, bem-estar e a possibilidade de resignificar as experiências vividas nas diferentes áreas da vida, buscando protagonizar o que desejarmos no aqui e agora.

Z.: Quais as dicas para começar?

B.D.: Reconhecer os melhores recursos, habilidades, competências técnicas e atitudinais, valorizando-as e percebendo onde precisa de novos conhecimentos e desenvolvimento nas diferentes áreas da vida, objetivando o alinhamento entre as intenções e as novas ações.

Z.: Como encontrar seu propósito?

B.D.: Olhando para dentro, reconhecendo o que lhe é valoroso, importante, indispensável e o que promove em você a vontade de aprender, compartilhar, contribuir, realizar nas diferentes fases da vida.

Z.: Podemos falar de trabalhar com propósito, mesmo sem empreender?

B.D.: Sim claro, quando nos importamos com uma causa ou nos engajamos num projeto colaborativo, filantrópico, religioso ou até mesmo no espaço no qual desempenhamos papéis e funções, promovemos trabalho, intervenções e opiniões que podem ser significativas e importantes nos meios ambientes em que atuamos e transitamos.

Z.: Como isso funciona?

B.D.: Não existe fórmula mágica! Cada um de nós já experimentou realizar intervenções positivas que de várias formas influenciaram positivamente; criar ou resignificar o sentido de SER e ESTAR presente na e pela vida é fundamental à saúde mental, física e emocional. É muito importante sentir-se pleno ao realizar atividades que nos deem prazer, relacionar-se com pessoas que buscam um propósito/causa comum. Essa sensação de produtividade, de aprendizagem contínua e de colaboração intergeracional promove a interação que fundamenta a própria existência da #revolução50mais em cada um de nós. Sair da invisibilidade imposta sócio-culturalmente ao envelhecimento (e que não nos cabe mais nesta geração), ajustar o posicionamento da e na longevidade e, principalmente, de como queremos interagir, intervir e contribuir à longevidade cidadã fará toda a diferença no aqui e agora e pelas próximas gerações.

Z.: No livro Revolução 50+ você coloca algumas questões sobre autoconhecimento, como "Quem é você?", "Quais os seus papéis nos ambientes em que transita?", entre outras. Como chegar a essas respostas?

B.D.: As respostas são únicas porque nos representam na diversidade e na maneira como nos percebemos e somos percebidos, na forma como nos aceitamos e nos modificamos, na maneira como reagimos e interagimos. Enfim, somos SERES únicos e especiais e que certamente não viemos a passeio... cabe a cada um de nós a responsabilidade do autodesenvolvimento e das escolhas que fizermos ou não pela vida.

Z.: Outra provocação que você faz é saber o que motiva e impulsiona em direção à autorrealização, objetivos e metas. Qual é a importância de buscar essas respostas para seguir adiante?

B.D.: Total importância! Saber ou descobrir o que nos motiva, inspira, faz sentir-se vivo em cada fase da vida nos possibilita experimentar ou criar novas vivências significativas. Viver é uma ousadia pura! Minha sugestão é que nos relacionemos e nos recriemos! Sempre!

Betty Dabkiewicz é CEO da Sinergia Consultoria, master coach e mentora de carreira e negócios. Há 25 anos desenvolve pessoas, equipes e projetos customizados. Membro da Associação Brasileira de Mentores de Negócios, diretora do Aging2.0 Chapter Rj, membro do HubMulher, curadora do Criabiz Aging, coordenadora do livro e da série Revolução50+, expert da plataforma Yolex.



14 visualizações1 comentário

1 Comment


elmarti3
elmarti3
Jan 10, 2022

É sempre inspirador ler um texto da Betty! E esse texto em particular vem justamente em um momento conturbado da sociedade em que as pessoas buscam um significado, um propósito para suas vidas. Obrigada também ao Portal Zenta por sempre nos trazer material de qualidade.

Like
bottom of page