top of page

Instagram com Luciene Giuliani

Luciene Giuliani, professora e responsável pelo Porthal Digital 50+



ZENTA: O que e como postar no instagram? Isso vem mudando com o tempo?


LUCIENE GIULIANI: O Instagram é um dos aplicativos que mais vem tendo atualizações, por isso temos que ficar atentos às mudanças. Um story que antes você montava do zero, onde inseria música, salvava e depois colocava no feed, hoje você consegue colocar ainda, porém só irá a imagem, o som é eliminado. O tipo de postagem vai depender muito do enfoque. Por exemplo, se você só utiliza o aplicativo para postar momentos de sua vida, família, amigos, viagens, etc., você poderá ter um perfil pessoal e não irá se preocupar com os números (insights) do Instagram. Porém, se o enfoque for profissional, seu perfil terá que ser, obrigatoriamente, profissional e muitos recursos deverão ser utilizados para que o Instagram lhe mostre para a sua audiência (seguidores), principalmente de forma orgânica, ou seja, sem pagar.


Z. : Como verificar os resultados das postagens?


L.G.: Abaixo de cada postagem aparecem quatro ícones. O primeiro é o coração (dando um clique nele, significa que a pessoa curtiu a postagem); o segundo, um balão (clicando nele a pessoa poderá comentar a publicação); o terceiro ícone é o aviãozinho (ao clicar nele seu seguidor poderá encaminhar esse post para o(s) seguidor(res) que desejar; e o último ícone é uma bandeira e fica do lado direito (clicando nele será possível salvar a postagem no aplicativo para rever na hora que desejar). Para verificar os resultados de cada postagem sua, basta ver quantas curtidas e comentários você tem. Esse é o máximo de informações que você consegue, caso seu perfil seja pessoal. No caso do profissional, além das curtidas e comentários, é possível verificar quantas vezes sua postagem foi compartilhada e salva, e isso o Instagram ama que façam.


Z.: Como obter os melhores resultados com as postagens? Melhores dias, horários?


L.G.: Se você tem um perfil profissional, você terá acesso aos insights, como dito anteriormente, e nele é possível verificar quais as postagens que mais geraram engajamentos, ou seja, muitos comentários, curtidas, compartilhamento e salvamento. O mesmo vale para saber a melhor hora de postar. Tendo um perfil profissional, não vou lhe enganar, é preciso postar todos os dias. Há mais ou menos um mês, Kevin Systrom, criador do Instagram, junto com o brasileiro Mike Krieger, divulgou que o Instagram dará mais visibilidade para vídeos, ou seja, teremos que produzir mais Reels, principalmente, e IGTV. Isso se dá devido ao crescimento do aplicativo TikTok, o Reels foi criado para competir com esse aplicativo. No caso do perfil pessoal, nenhuma das informações acima são relevantes, apenas curta seu aplicativo e divulgue o que mais gosta.


Z.: Como ganhar dinheiro no instagram?


L.G.: Sempre me perguntam se é possível ganhar dinheiro utilizando o Instagram, e respondo que SIM, desde que se dedique. O Instagram é a vitrine do momento, então se você tem um negócio online ou físico, você não tem que estar, DEVE estar no Instagram. A dica é dedique-se em divulgar seu produto ou negócio, para isso publique diariamente, algo relevante para sua área, informações relevantes que irão fazer sua audiência interagir com você, te dar autoridade e, muitas vezes, será convertida em uma venda, caso divulgue algum produto. Nada vem de graça e rápido, a construção deve ser feita aos poucos e, se o seu produto ou negócio é bom, você tem que divulgar isso diariamente e principalmente fazer lives onde você pode dar, por exemplo, um cupom de desconto para quem está na live, em relação ao preço final de seu produto.


Z. : Como provocar reações dos leitores?


L.G.: Vemos que é difícil obter respostas e comentários. Uma dica forte para chamar a atenção de sua audiência é o CTA (Call to Action, ou seja, chamada para ação). Aí você me pergunta, mas Luciene, como faço isso? Te explico! Em todos os seus posts coloque no final do texto: - GOSTOU? Coloque nos comentários GOSTEI! - COMPARTILHE A POSTAGEM COM UM AMIGO - SALVE PARA VER DE NOVO. Outra dica para o CTA é fazer stories utilizando as caixinhas de perguntas e enquetes, isso engaja bastante. E o mais importante, faça postagens que sua audiência queira saber mais a respeito do assunto que você postou. Faça perguntas, instigue seus seguidores, assim você os fará interagir.


DICA DE OURO!

Quem tem perfil profissional e quer ser mais mostrado organicamente (sem pagar) precisa manter a proporção de 80% de seguidores para 20% dos que você segue, pois assim o Instagram entenderá que você é um PRODUTOR DE CONTEÚDO, então ele te mostrará para mais pessoas. No caso contrário, ele entenderá que você é um CONSUMIDOR DE CONTEÚDO e então te mostrará para quase ninguém de sua audiência.


Luciene Giuliani é professora há mais de 30 anos, sendo 20 deles na Educação a Distância (EaD) e é responsável pelo Porthal Digital 50+, que tem como foco a Inclusão Digital na Maturidade. O Porthal foi criado no dia 26 de novembro de 2020 e desde esse dia publica todos os dias conteúdos voltados para a inclusão digital.


2 visualizações0 comentário
bottom of page