top of page

Para prevenir a artrose, atividade física e fisioterapia com ênfase em fortalecimento



ENTREVISTA: PÉROLA GOBERSTEIN LERNER, REUMATOLOGISTA


ZENTA: O que é artrose?

Pérola Goberstein Lerner: Artrose é uma doença degenerativa que acomete adultos acima de 40 anos. Compromete articulação e cartilagens, que sofrem desgaste e alterações, entre elas os osteófitos, conhecidos vulgarmente como “bicos de papagaio”.


Z.: Quais são as causas da artrose?

P.G.L.: Há um componente hereditário, mas também pode estar associado a fatores ambientais e ter um processo inflamatório. Dizemos que a artrose é uma doença multifatorial, não havendo uma única causa para o seu surgimento.


Z.: Quais são os sintomas da artrose?

P.G.L.: A principal queixa dos pacientes é dor que, apesar de poder ocorrer em qualquer local, é mais comum nas mãos, nos joelhos e na coluna.


Z.: Exercícios aeróbicos podem ajudar a prevenir a artrose?

P.G.L.: Atividade física e fisioterapia com ênfase em fortalecimento muscular são os principais tratamentos, ajudando no ganho de massa muscular e na estabilização articular. Por outro lado, o excesso e a sobrecarga de atividade podem levar à lesão articular.

Dieta ajuda na prevenção de artrose de joelhos. Quando já existe a artrose, é importante a perda de peso para evitar o agravamento do desgaste articular.


Z.: Escutamos muito falar sobre artrose nos dedos das mãos e no joelho. O que fazer para aliviar dores nessas regiões?

P.G.L.: Não existe um tratamento específico. Reparadores de cartilagem e colágeno ajudam, assim como alguns fitoterápicos à base de cúrcuma, abacate, soja e outros.

O uso de analgésicos e relaxantes musculares auxilia, além de terapias como a acupuntura, que também podem contribuir para diminuir a dor.

Dependendo das articulações acometidas, podemos indicar uso de órtese para alívio. Casos mais graves precisam de tratamento cirúrgico, como prótese de quadril.


Reumatologista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia desde 1987.

Coordenadora da Reumatologia e Fisioterapia do Hospital do Servidor Público Municipal- SP (HSPM). Preceptora de Reumatologia dos residentes da clínica médica do HSPM.


11 visualizações0 comentário
bottom of page