Empreendedor 50+ - Doze colheres de chocolate que criaram uma receita de sucesso

ENTREVISTA: Vera Philip, criadora do Brownie da Vera




ZENTA: Quando começou a empreender e quantos anos tinha?


VERA PHILIP: Comecei a empreender em fevereiro de 2017. Tinha 65 anos.


Z.: Qual é o seu empreendimento?


V.P.: Produzo BROWNIES. Sim com letra maiúscula ;)


Z.: Por que escolheu essa área para empreender?

V.P.: Acho que foi o brownie que me escolheu (rsrsrsrs). O Brownie da Vera tem uma história interessante: há 28 anos, uma amiga me enviou uma receita de bolo de chocolate em uma folha de papel escrita à mão. A certa altura da receita ela escreveu: acrescentar 1/2 colher de chocolate. Eu, provavelmente bemmm distraída, coloquei 12 colheres. Sim... doze colheres de chocolate!!! Que erro maravilhoso! Ficou um brownie super crocante por fora e cremoso por dentro. Aí, todas as vezes em que convidava alguém para fazer uma refeição na minha casa ou que eu levasse algum prato em encontro de amigos ou familiares, lá vinha o pedido: "vai ser Brownie né?"


Z.: Como se preparou para iniciar esse empreendimento?


V.P.: Após minha aposentadoria aos 51 anos, fui atrás do que sempre pensei em fazer a partir deste evento: Terceiro Setor!

Fiz pós-graduação, vários cursos em instituições importantes (FGV, PUC, Fundação Dom Cabral, etc.) e me especializei em Programas de Voluntariado e Captação de Recursos. E com muita dedicação e responsabilidade me tornei uma profissional respeitada por 14 anos.

Eu me especializei em implantar “Programas de Voluntariado” em organizações sociais e em empresas, e também em “Captação de Recursos”.

Quando comecei a perceber que estava perdendo o meu maior recurso, o meu combustível, que é o “entusiasmo”, achei melhor descobrir outro papel para desempenhar, me sacudir novamente!

Quero continuar produzindo brownies, mas também já estou de olho na Gerontologia. E, como sempre, já fiz um curso on-line de 300 horas, busquei livros, "lives", etc. No mínimo servirá para meu autoconhecimento.


Z.: Teve algum exemplo ou inspiração?


V.P.: As minhas filhas são as minhas maiores inspiradoras.


Z.: Quais foram as maiores dificuldades e conquistas?


V.P.: Existe um trabalho muito sério e árduo ao resolver ser empreendedor. Pesquisar o mercado, sabores, coberturas, embalagem, durabilidade, contabilidade, fornecedores, etc., etc.. Aí vem conquistar clientes. Não é nada fácil, mesmo você oferecendo um produto muito bom. Manter os clientes. Ufa!!! Minhas maiores conquistas são estar no mercado há quatro anos com uma carteira de clientes bem satisfatória, um nome bastante consolidado e continuar gostando do que faço. E, principalmente, dos Clientes que conquistei, que me inspiram e me impulsionam para fazer cada vez melhor e oferecer o melhor de mim a cada brownie que produzo.


Z.: Qual é o diferencial do seu produto/serviço?


V.P.: A variedade de tamanhos e sabores. Desde o Brownie Família, que serve 12 pessoas, ao individual. Pesquisados e aprovados seis sabores: tradicional, laranja, café, menta, gengibre e pimenta.


Z.: Quais as dicas para quem quer empreender?


V.P.: Curtir "muitooo" o que vai oferecer. Dedicar diariamente algumas horas para o seu negócio. Ser ousado. Evitar ao máximo falhar com seus clientes.


Z.: Como você avalia o valor da sua experiência para o sucesso do seu empreendimento?


V.P.: Ah ... experiência é tudo. Você erra menos, você se torna mais resiliente, paciente, compreensivo que o resultado vem.


Z.: E quais são os seus canais de venda?


V.P.: Meus canais de venda são o instagram (@browniedavera) e Facebook (www.facebook.com/browniedavera). Meu Whatsapp é (11) 99428-5192.




8 visualizações0 comentário