Osteoporose? Evite café, refrigerantes e chocolate



ENTREVISTA: PÉROLA GOBERSTEIN LERNER, REUMATOLOGISTA


ZENTA: O que é osteoporose?

Pérola Goberstein Lerner: A osteoporose é uma patologia caracterizada por uma redução da massa óssea associada a alterações da microarquitetura óssea, ocasionando um maior risco de fratura por fragilidade.


Z.: Em que idade ela costuma se manifestar?

P.G.L.: Costuma se manifestar em adultos com mais de 50 anos, principalmente nas mulheres pós-menopausa. Acredita-se que, dentre os adultos com mais de 50 anos, 1/3 das mulheres e 1/5 dos homens apresentarão alguma fratura por osteoporose.


Z.: Quando devemos fazer o primeiro exame de densitometria óssea?

P.G.L.: O primeiro exame de densitometria deve ser realizado na pré-menopausa, entre 40 e 50 anos, a fim de obtermos uma análise basal da paciente. Recomenda-se que todos os pacientes com mais de 65 anos sejam avaliados com densitometria óssea.


Z.: Qual a periodicidade ideal para realizar o exame?

P.G.L.: Pacientes com diagnóstico de osteoporose costumam ser avaliados com densitometria óssea anualmente.


Z.: Existe algum hábito alimentar que deverá ser evitado para quem tem osteoporose?

P.G.L.: Pacientes com osteopenia ou osteoporose devem evitar o uso excessivo de álcool, bem como o consumo de café, refrigerantes e chocolates. O tabagismo também deve ser evitado, uma vez que está associado à diminuição da massa óssea.


Z.: Existe alguma relação entre o sedentarismo e a osteoporose?

P.G.L.: Sim, pois a falta de atividade física reduz a massa muscular e, portanto, a massa óssea. Pacientes com osteopenia ou osteoporose devem realizar atividade física com carga, sob supervisão de profissional habilitado.


Z.: Quais são os fatores de risco para osteoporose?

P.G.L.: São os seguintes: baixo IMC (paciente muito magro), raça branca, história familiar de fratura e uso de alguns medicamentos. Devemos ressaltar que a massa óssea do adulto é estabelecida na infância e adolescência, por meio da ingestão adequada de cálcio e vitamina D.


Reumatologista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia desde 1987.

Coordenadora da Reumatologia e Fisioterapia do Hospital do Servidor Público Municipal- SP (HSPM). Preceptora de Reumatologia dos residentes da clínica médica do HSPM.


9 visualizações
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram