top of page

Hobbies e talentos: Um diário recebido aos 4 anos levou ao hobby da escrita, com a publicação de 40

Atualizado: 1 de jun. de 2020



O Portal Zenta entrevistou Mônica Guttman, uma verdadeira inspiração!


Psicóloga especializada em atendimento infantil, adolescente, adulto e para famílias, educadora e arteterapeuta, encontrou em seus livros um hobby que lhe trouxe grande realização pessoal. Hoje já são mais de 40 livros publicados, principalmente para o público infanto-juvenil e juvenil. Leia essa linda história:


"Meu Nome é Mônica Guttmann e eu estou aqui para conversar um pouquinho com vocês e contar como é que um hobby meu muito importante (eu tenho vários hobbies, ou melhor, três hobbies muito fortes), mas um deles acabou virando profissão.


Eu sou psicóloga, atendo no meu consultório crianças, adultos e famílias, eu sou também educadora e arteterapeuta, e acabei me tornando escritora também. A escrita faz parte da minha vida desde pequenininha. Eu ganhei, quando tinha cerca de quatro anos de idade, um diário da minha mãe, que escrevia muito bem. Tanto ela quanto meu pai escreviam muito bem. Meu pai era poeta. Minha mãe punha muita emoção em seus diários. Ao me dar, ela me falou: 'Olha Mônica, que ele se torne um grande amigo', e aquilo para mim foi precioso, acho que foi o maior presente que eu ganhei assim, nessa fase, como criança. E aí eu comecei a escrever, e ela acrescentou 'escreva quando você precisar desabafar, colocar as emoções para fora, seus segredos', e foi assim que eu comecei a desenhar, escrever no meu diário. Eu era muito tímida, então o diário para mim era um lugar seguro de expressão.


A partir do diário fui me apaixonando pela escrita. Sempre fui muito imaginativa, inventava histórias, adorava ler e acabei me tornando escritora. Hoje eu tenho uns 40 livros publicados, sendo 30 para os públicos infantojuvenil e infantil, e outros para o público adulto, didáticos na área de educação, arteterapia e psicologia>


Adoro escrever. Até hoje, para mim a escrita é uma forma de resiliência mesmo. A escrita me ajuda a me conectar com a minha alma, me ajuda a me conectar com as minhas verdades internas, a colocar emoção para fora, além de me sentir mais centrada. Foi um hobby e ainda é, mas ela também acabou sendo uma profissão. Hoje me considero uma escritora. Gosto de escrever, gosto de publicar, da sensação de que meu livro pode ser lido por várias pessoas ao mesmo tempo. isso é muito legal, porque eu não posso estar em vários lugares ao mesmo tempo, mas os livros podem.


Outro hobby que eu amo e que não estou podendo fazer, nesse momento, é nadar. A sensação de estar dentro da água, de sentir a água passando pelo corpo, é muito boa, é maravilhosa! Adoro ler, dançar, cantar, tocar violão, tem muitas coisas de que eu gosto!


É isso, comecei aos quatro anos esse hobby e se tornou uma profissão. Eu recomendo, acho que escrever é maravilhoso e todo mundo pode, todo mundo sabe. É um canal de expressão da alma muito importante. Bom compartilhar isso com vocês. A dica que eu dou para quem gosta de escrever e quer se tornar um escritor é para que escreva com o coração, escreva com paixão!"


Para acompanhar o trabalho de Mônica, acesse https://monicaguttmann.com/




16 visualizações0 comentário
bottom of page